quinta-feira, 31 de março de 2011

USO DE TECNOLOGIA ENCANTA ALUNOS E DINAMIZA AULAS


AULAS COM PROJETOR MANTÊM A ATENÇÃO DOS ALUNOS E TORNA A AULA MAIS ATRATIVA


A aula de hoje, na sala seriada de 3ª e 4ª séries chamou bastante a atenção dos alunos, pelo uso de uma tecnologia ainda considerada de ponta - o projeto, chamado também de data-show.
Visualizar, em tela grande, os assuntos abordados pelo professor, além de garantir maior entendimento pela associação de imagens, consegue manter a atenção dos alunos por mais tempo, de forma satisfatória.
Foi o que aconteceu com a exposição da aula de Noções de Turismo, dada pela Profª Sunamita Oliveira, apresentando as potencialidades turísticas de Gravatá.
A aula foi uma preparação para a visita técnica que será realizada no dia 01.04 ao Hotel Fazenda Portal de Gravatá, onde os alunos aprenderão acerca do funcionamento do setor de hotelaria e gastronomia, destaques da cidade.

quinta-feira, 17 de março de 2011

PROFESSORA, E HOJE É DIA DO ÍNDIO?!



Ao iniciar mais uma aula de História, nesta quarta-feira, disponibilizei sobre  a mesa diversas peças do artesanato indígena de algumas etnias, como Fulni-ô, Guarani, Kaingang e  Xukuru do Ororubá, uma aluna, em meio a admiração e curiosidade com todos aqueles artefatos perguntou: - Professora, e hoje é dia do índio?
Embora já tenhamos avançado um bocado em relação a temática indígena, sempre que chega uma nova turma, os questionamentos deixam transparecer o quanto ainda precisamos avançar nesse assunto. É fato (embora extremamente lamentável no meu ponto de vista) que há muito desconhecimento e preconceito por parte dos profissionais da educação sobre a Cultura Indígena. O índio ainda é visto como uma figura folclórica, ou como reserva de valores morais da sociedade.
A insistência ( e persistência) em se falar do índio como uma figura de um passado remoto chega a ser afrontadora. Mas, não temos que "chorar o leite derramado". É arregaçar as mangas e buscar sensibilizar outros colegas a respeito de uma questão óbvia: somos fruto dos povos nativos do Brasil, e temos muito o que aprender com sua forma de vida.
Para minha aluna, expliquei que "todo dia é dia de índio"! Apresentei um texto de Daniel Munduruku (Coisas de índio) e um documentário produzido pela TV Escola (Pluralidade Cultural - Os índios do Brasil: quem são) para iniciar nossas discussões.

Ao ver as imagens de alguns índios do nordeste brasileiro (fotos pesquisadas na internet) com as quais montamos um mural, o aluno Wesley, por exemplo, afirmou com veemência: - "Esse não é indio. Ele não parece com índio"- reproduzindo a questão do estereótipo do índio da região norte do Brasil.

Após conversarmos sobre a miscigenação, ele parou, pensou um pouco e retrucou: " É, pode até ser". Mas, ainda não convencido.Temos um longo trabalho pela frente, para desmistificar, esclarecer e diminuir o preconceito contra os povos indígenas.
Esta foi  a primeira etapa do projeto, que terá duração de 6 meses. A aula terminou com  a turma querendo pintar o rosto tal qual fazem nossos indígenas. e cantando a música "Tu tu Tupi" de Hélio Ziskind. E olha que essa foi só  a primeira aula!!

terça-feira, 15 de março de 2011

GRAVATÁ COMPLETA 118 ANOS DE MUITO CHARME!

ESCOLA PARTICIPOU DO HASTEAMENTO NESTE DIA 15 DE MARÇO


Nossa escola participou do hasteamento das bandeiras na manhã desta terça-feira (15) em virtude da comemoração dos 118 anos de Emancipação política de nossa cidade.
Após a solenidade, aconteceu um passeio ciclístico pelas principais ruas da nossa cidade, uma forma de incentivar o uso de bicicletas, algo benéfico para nossa saúde  e para o clima da cidade e do país.






domingo, 13 de março de 2011

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO E DIRETORA DE ENSINO REALIZAM VISITA TÉCNICA A ESCOLA


A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO MARIA DAPAZ  E   A DIRETORA DE ENSINO SANDRA MORAES VISITARAM NOSSA ESCOLA NESTA SEXTA-FEIRA


Nesta sexta-feira (11), recebemos a visita da secretária de educação Maria Dapaz e da diretora de ensino Sandra Moraes, que inspecionaram as instalações de nossa escola e constataram as melhorias que precisam ser feitas em caráter de urgência, afim de ampliar a qualidade de nosso trabalho educacional, como a substituição dos quadros de giz por quadros brancos, a construção de uma sala para abrigar a sala de informática, dentre outros aspectos.

Neste mesmo dia, o assessor e técnico da secretaria de meio ambiente, Sr. Nagíbio, realizou a plantação de 18 mudas de árvores sombreiras e algumas nativas, para proporcionar beleza e sombra para  área externa da escola.

Foi um dia repleto de novidades e boas noticias. Dois brinquedos que estavam quebrados foram consertados, para proporcionar mais opções de diversão para nossas crianças durante o recreio. E isso é apenas o começo!!!